ARTIGOS

Oct
2021
ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR NA PERSPECTIVA CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

FERNANDO BERGAMIN.

O presente artigo tem como objetivo analisar sobre a leitura no processo de ensino aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A leitura, assim, tem a função de complementar e ampliar a aprendizagem da criança, estimulando o seu desempenho. Por meio desse trabalho, procura-se compreender o processo do ensino da leitura para as crianças no espaço dos Anos Iniciais, sendo essa, uma fase importante para estimular na criança o gosto pela leitura, proporcionando avanços significativos no seu desenvolvimento educativo. Ensinar os alunos a lerem é uma tarefa muito importante para os professores, pois, o hábito da leitura requer constante dedicação e motivação para que seja uma atividade prazerosa e que possa contribuir para o desenvolvimento do Ser Humano. É possível perceber claramente que as pessoas que leem estão sempre mais informadas que as demais, e no âmbito profissional, notavelmente um passo à frente de seus concorrentes, sem dúvida, são naturalmente mais críticas e possuem uma facilidade maior de se expressar e se comunicar, diante disso, objetivou-se com esse trabalho buscar compreender a importância de se ensinar corretamente a leitura, ao perceber que as pessoas estão cada vez mais cientes da importância da leitura na vida de crianças, assim, se realizou uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Foram investigados diversos autores e suas opiniões sobre o que está sendo estudado, para dessa forma, entender melhor quais as ferramentas mais utilizadas pelos professores para repassar essa importância da leitura a seus alunos, e como ensiná-los a ler de forma efetiva.