SUBMISSÕES
TÍTULO: LAYOUT: IMPORTÂNCIA DO LAYOUT ADEQUADO NO SETOR DE ATENDIMENTO AO CLIENTE: Estudo de caso em uma empresa situada na cidade de Ampére, no sudoeste do paraná
AUTOR: Juliano Marcos Pelentil Leite; Richard Antonio Sabedot; Tauani Aires Gumiero; Keitilanger Grisa Hahn; Luiz Alves Feitosa Filho
ANO: 2023
RESUMO:
O estudo traz como título, layout: importância do layout adequado no setor de atendimento ao cliente. O layout adequado para o ambiente de trabalho é essencial, pois impacta diretamente a eficiência, fluxo de trabalho dos funcionários e a qualidade do atendimento aos clientes. O estudo procurou definir um layout de acordo com o setor de atendimento ao cliente da Krindges Industrial S/A, situada em Ampére no sudoeste do Paraná, onde trouxe como pergunta norteadora: Os ruídos sonoros em excesso no setor de atendimento ao cliente externo, pode afetar o desempenho dos atendentes? Objetivo do estudo é verificar as possíveis causas dos ruídos sonoros estarem influenciando no atendimento aos clientes externos. Os específicos: realizar um levantamento teórico, conhecer a realidade do departamento, desenhar o layout que se adequa ao departamento. O setor enfrentava problemas relacionados ao ruído e a falta de integração com
outros setores. O layout anterior, que era situado próximo ao setor de expedição, resultava em altos níveis de ruído provenientes das frotas de caminhões, comprometendo a concentração e o desempenho dos colaboradores. Com a mudança para um segundo layout, próximo a outros departamentos, um novo
problema emergiu: o ruído das conversas paralelas entre os setores, afetando a qualidade das interações com os clientes. A metodologia adotada foi um estudo de caso, onde este foi realizado in loco, com base em informações obtidas diretamente dos funcionários dos setores afetados. Os layouts foram desenhados utilizando do software AutoCAD. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário misto, aplicadas via Google Docs. O estudo tem natureza qualitativa e trata-se de um estudo bibliográfico. O resultado do estudo demonstrou que tanto o ruído externo quanto o interno afetavam negativamente a
produtividade e a interação com os clientes. Diante disso, foi proposto um layout misto, com uma sala isolada acusticamente, utilizando materiais como vidro duplo e espumas acústicas, a fim de garantir privacidade e minimizar as distrações. Essa solução visa melhorar a fluidez do atendimento, criar o ambiente de trabalho mais eficiente e produtivo.
ABSTRACT:
VISUALIZAR/ABRIR